Lima Duarte 

ENTRE EM CONTATO COM UM OPERADOR CREDENCIADO:

Boqueirão da Mira

O município de Lima Duarte está localizado às margens da BR 267, em uma área de transição de vegetação e relevo da Serra da Mantiqueira, entre a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais. O município é extremamente rico em cachoeiras, grutas e montanhas, situando-se sobre o divisor das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul, onde ocorrem os Campos Altimontanos e Rupestres, entre mirantes e formações rochosas exuberantes.

 

     O município hoje está dividido em quatro grandes áreas turísticas: Serra de Ibitipoca, Serra de Lima Duarte e Serra Negra, Região dos Campos e Região dos Vales e Morros. Em cada uma delas, há diversas opções de atrativos naturais e culturais, que formam roteiros turísticos compostos por cachoeiras, rios, serras, matas, mirantes, grutas, paredões, fazendas, vilas e povoados, com suas igrejas centenárias e população hospitaleira, que não despreza um “dedinho” de prosa com os visitantes.

 

   Cada rota tem suas particularidades e seus encantos. A Serra de Ibitipoca possui o Parque Estadual de Ibitipoca como o principal atrativo do município e polo receptor de visitantes da região. O Parque, com seus 1.488 hectares, guarda em seu interior e entorno belezas naturais reconhecidas nacionalmente, como as dezenas de grutas e quedas d’água dos rios do Salto e Vermelho. Estas águas possuem coloração avermelhada, o que se destaca como o diferencial da localidade. Mas a Serra de Ibitipoca não se resume somente ao Parque. A Vila de Conceição de Ibitipoca ainda oferece suas charmosas pousadas, bares e festivais de música, transformando-se, a cada dia, em uma ótima opção para quem deseja bem estar, cultura e tranquilidade.

 

     A região da Serra de Lima Duarte e Serra Negra, localizada na porção sul do município, é o local onde se encontra a maior infraestrutura urbana, além de contar ainda com diversas opções de lazer ao ar livre e atrativos naturais preservados, que surpreendem a todos que os visitam. A Fazenda das Cachoeiras do Arco-Íris é o principal atrativo desta área, com seis cachoeiras, sendo três delas com mais de 50m de queda, além de grutas e mirantes. A Serra de Lima Duarte possui outras inúmeras cachoeiras, como a do Pão de Angu, da Boa Vista e do Sossego, que além da bela queda d’água, oferece também serviços de hospedagem, bar, pesque-pague de truta e amplo espaço para lazer e caminhadas. Os picos e travessias pela serra, como o Pico do Pão de Angu e a Travessia da Calçada, possuem trilhas pouco frequentadas e visuais que proporcionam belas fotografias.

 

    Já a Região dos Campos, localizada na bacia do Rio Grande, com altitudes que variam dos 1.000m a 1.695m, possui as tradicionais vilas e povoados, com suas capelas centenárias, guardadas por gente simples e acolhedora, que traz de seus antepassados as histórias daquelas localidades, surgidas às margens dos antigos caminhos tropeiros e garimpos, ainda no período do ouro. A região dispõe também da rica biodiversidade do Planalto do Alto Rio Grande, coberto pelos campos altimontanos e cortados por córregos que formam cachoeiras e matas de galeria, que desaguam no Rio Grande e que, por sua vez, criam belas lagoas ciliares, atraindo uma grande variedade de aves de diversas espécies e cores. Nas Serras da Cachoeira Alegre, de São Domingos e do Cruz, o visual é sempre deslumbrante e convidativo para campings selvagens, onde o nascer, o pôr do sol e a biodiversidade local são os grandes atrativos.

 

    A Região dos Vales e Morros compreende os vales do rio do Salto, ribeirão Rosa Gomes, ribeirão Pamital, rio Grão Mogol e rio do Peixe, que são divididos por inúmeros morros, cobertos por pastagens e remanescentes de Mata Atlântica. Nesta região, são encontrados centenas de sítios, fazendas e pequenos povoados, tendo a produção rural e o jeito tradicional de trabalhar a terra como seu principal atrativo.

 

    Em Lima Duarte é assim: tradição, mineiridade e natureza formando inúmeros passeios, enriquecidos com a hospitalidade de nossas comunidades e com o nosso povo, simples por natureza e agradável por prazer.

©  by mauricio brasilli - marketing & imagem. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
  • Google+ Clean